Laboratório
NOSSO LABORATÓRIO
QUALIDADE GARANTIDA
Possuímos um amplo laboratório para realização de ensaios, a fim de garantir a qualidade do produto em todas as fases de fabricação visando à satisfação do cliente. Todas as atividades são realizadas por uma equipe capacitada conforme norma NR 10.
Apto para realização de vários ensaios aplicáveis para os acessórios poliméricos para rede elétrica, classificados como:
Ensaios de Tipo
Ensaios de Rotina
Ensaios de Recebimento
Assim, continuamente podemos avaliar o desempenho do material, visando a melhoria continua do processo. Abaixo vemos uma lista dos principais ensaios que realizamos:
Ensaio de Resistência ao trilhamento elétrico conforme NBR 10296 e IEC 6058
Ensaio de tensão aplicada a seco e sob chuva conforme NBR 6936/NBR 6939
Ensaios mecânicos (tração, compressão, flexão, torção, torque e impacto)
Envelhecimento térmico em estufa de ar circulante conforme CODI 18.24
Ensaio de compatibilidade dielétrica conforme CODI 18.24
Absorção de agua conforme NBR NM IEC 60811-1-3/01
Roda de trilhamento conforme CODI 18.28
Liquido penetrante no núcleo conforme norma CODI 18.2
Penetração de agua no núcleo conforme CODI 18.28
REDE COMPACTA
O QUE É
A Rede Compacta é formada por um conjunto de acessórios. Essa estrutura é composta por: cabos de aço, isoladores de ancoragem, condutores cobertos e espaçadores (losangulares ou verticais) confeccionadas em material polimérico.Além disso, sua sustentação é feita através do cabo de aço, chamado de mensageiro. O mesmo é fixado ao poste por meio de braços metálicos.Os espaçadores poliméricos exercem a função de sustenção e separação elétrica dos condutores revestidos.A Rede Compacta Protegida é certamente uma excelente solução para o convívio harmonioso entre os cabos de energia e a arborização de vias públicas.Como resultado, torna-se uma solução técnica e economicamente viável para atender as diretrizes ecológicas.Os condutores são cobertos por uma camada de material isolante, e isso possibilita que eles possam ficar mais próximos uns dos outros e próximos aos galhos de árvores, sem o risco de provocar curto-circuito em caso de toque entre os mesmos.
Isso resulta na compactação da rede elétrica, que ocupa um espaço bastante reduzido e consequentemente uma menor agressão às árvores (reduz as podas).No caso da rede convencional com condutores nus, o contato de árvores com algum condutor, principalmente se estiverem molhadas, causará um curto-circuito e ocorrerá a interrupção do fornecimento de energia.
CRITÉRIOS DE APLICAÇÃO
DA REDE COMPACTA PROTEGIDA
A rede compacta deverá ser considerada como primeira opção de uso, em detrimento a rede convencional nua que somente poderá ser aplicada em trechos primários de até 100m, desde que a rede adjacente seja do tipo convencional nua.
Assim, a rede de distribuição compacta protegida é indicada em locais onde há necessidade de melhores índices de confiabilidade e segurança das instalações elétricas, maior compactação das redes ou uma melhor convivência com a arborização,
Além disso, em áreas com baixo crescimento vegetativo e travessias de difícil acesso (ex.: rodovias), a aplicação da rede convencional nua deverá ser considerada no planejamento do projeto.